sexta-feira, 2 de julho de 2010

Só em 2014!

Quando , em debates esportivos com amigos e parentes , disse que o Brasil não tinha uma equipe qualificada o suficiente para ser hexa , arrumei muitas desavenças . De todas as formas , tentei convencer as pessoas de que eu estava certo . O meu principal argumento estaria alicerçado na campanha do time de Dunga nas eliminatórias para a Copa da África .

Mesmo com classificação garantida antes mesmo de terminar as eliminatórias , o Brasil vencia seus adversários , mas só convencia as pessoas que tinham fé , porque faltava – lhe o principal : futebol . Então a equipe do Brasil aplicou uma vitória por 3 a 0 em seu maior rival , a Argentina !

Vejam bem , 3 a 0 na Argentina e , ainda por cima , fora de solo brasileiro ! Ninguém segura mais este país ! Salve a seleção ! Uma vitória como esta , inegavelmente considerável , fez com que a torcida brasileira sonhasse cada vez mais com o hexa . Na verdade , os brasileiros sonhavam com base em apenas uma partida . E isso voltou a repetir – se quando iniciaram os jogos da copa . Depois daquele angustiante empate , sem gols , contra a seleção de Portugal , as coisas começaram a ficar mais nítidas , as pessoas começavam a perceber a fraqueza da equipe brasileira .

Vieram as oitavas de final e o Brasil mete 3 a 0 no Chile ! Agora não era a Argentina , mas um time infinitamente mais fraco . Mesmo assim , mais uma vez a ilusão foi geral . A mão de Deus de Luís Fabiano , as bonitas jogadas do Brasil , tudo ajudando .

Fiz este breve histórico da trajetória brasileira até a derrota de hoje para tentar compreender aquilo que os outros não querem compreender : o time do Brasil não era bom o suficiente para ganhar a Copa ! Foi baseado nesta idéia de time que previ a eliminação no momento em que jogasse contra uma equipe qualificada . Uma hora , isso teria de acontecer , afinal de contas , quem quer ser campeão mundial precisa passar por qualquer adversário . Não foi o que aconteceu ; enfim , deu Holanda , que enfrentará o Uruguai na próxima etapa da competição .

Contudo , não adianta , agora , correr freneticamente em busca de um culpado pelo fracasso ! O jogador Felipe Melo , injustamente culpado pela derrota , está sendo tratado como o grande vilão . Acho que seu único erro foi ter colocado o Robinho na cara do gol , fazendo com que o marcador fosse aberto contra a Holanda . O argumento é muito simples : o gol de Robinho , logo no início da partida , mais uma vez iludiu a torcida brasileira de que tinham um time bom . E quem foi o culpado por isso ? Ele , Felipe Melo ! Fora isso , não vi problemas quanto á sua postura em campo , uma vez que qualquer time só vence se produzir um espírito coletivo destacável .

Finalizando , tem coisas que ultrapassam o bom senso de algumas pessoas . Por exemplo , a Argentina ! Nunca vi tanta gente falando da equipe de Maradona quanto nesta copa . Tudo era a Argentina . A imprensa brasileira cuidava do time argentino como um pai que cuida do seu filho , mas o seu filho verdadeiro , o Brasil , não era questionado . Sabe aquele pai cego , que acha que o seu filho é o cara ? Pois é , a verdadeira face da imprensa do Brasil ! Encheram a bola de um time fraco e trataram os argentinos como lixo ! Pois é gente, pior que isso , somente o fato da derrota ser atribuída ao grande astro do rock Mick Jagger ! Seria ele um verdadeiro “pé frio” ?

Por favor !

Nenhum comentário:

Postar um comentário