segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A "grande" mídia atual e sua inutilidade pública.



Impossível ficar em silêncio ao passar os olhos sobre as palavras que estão sendo escritas pelos jornais de todos os Estados do Brasil e do mundo. Impossível não abrir a boca de tanta surpresa e revolta com o que os jornalistas trazem ao grande público como um verdadeiro espetáculo teatral imitando a novela nobre. Impossível não questionar os valores sociais que a mídia já não consegue mais esconder debaixo das manipulações e distorções que demonstram posicionamentos nada imparciais, como ela tanto prega.
Recentemente, um acidente relativamente sério aconteceu em uma parte da ciclovia de Porto Alegre. O impacto da colisão provocou lesões em um ciclista que utilizava a pista em um dia chuvoso. Ora, nada disso teria acontecido se o planejamento da ciclovia não apresentasse postes grandes ou muretas na pista, por onde manobrar em dias chuvosos sempre oferecerá certo risco a quem circula no local.
Voltemos à imprensa? O fato que coloco acima não parece ter alcançado a atenção da grande mídia de Porto Alegre. Infelizmente, ele é um dos muitos acontecimentos que só a mídia independente aborda. Pra quem acha que estou delirando e contando historinhas, segue o link em que o fato foi relatado : http://vadebici.wordpress.com/2013/12/02/chuva-e-sangue-na-ciclovia-nao-foi-por-falta-de-aviso/
Incrivelmente, e não poderia deixar de ser ridículo, o jornal Zero Hora faz uma reportagem chamada “Porto dos Pedais”, na sua edição de hoje (09/12/2013)! Quer dizer, o mesmo jornal que não defini um critério para as suas publicações e abordagens, coloca este tema como se fosse um grande trabalho executado pela administração municipal! O grupo RBS, com suas ideologias intensamente controversas, exalta a distância do percurso como se os obstáculos por entre as pistas vermelhas em nada influenciasse e nem colocassem os ciclistas em risco de lesões.
Vamos continuar falando em imprensa? Sim, vamos, pois ela publica apenas aquilo que bem entende e aquilo que interessa aos governos que lhes fornecem isenções estratosféricas em tributos e também o que interessa aos grandes empresários. Não podemos esquecer que estes últimos colocam uma grana preta em propagandas e oferecem grandes quantias para patrocínio de programas, novelas, curtas e outros!
Por fim, a mídia atual me parece tão inútil e inoperante que não consegue ocultar por muito tempo aquilo que a mídia independente traz ao público. Seus conteúdos são reproduções de noticiários de outras localidades, mas com o exato conteúdo e nada mais!Com o crescimento da utilização da Internet, parece que muitas pessoas estão começando a questionar coisas que não agradam o poder, os empresários e aquela que sustenta a ambos: a mídia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário