quinta-feira, 26 de março de 2009

Feliz Aniversário Porto Alegre!

237 Anos!!!

Nem mesmo os índios que habitavam esta grande cidade – Sim!Eles foram os primeiros nestes desertos! - imaginavam o quanto ela cresceria e o quanto se desenvolveria cultural, econômica e socialmente.
Pousada de tropeiros como Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcelos – que chegou por volta de 1725 – e a vinda de seus familiares ajudaram na povoação desta que é hoje uma das capitais mais brilhantes do Mundo. Digo brilhantes porque Porto Alegre, com todos os seus problemas, jamais deixou de brilhar!
Reza a lenda que o Porto de Viamão (Primeiro nome de Porto Alegre – que, até então, era uma sesmaria doada ao português Jerônimo de Ornellas ) no início do século
XVIII ainda não se constituía em núcleo urbano. Nesta época o nosso magnífico Guaíba era utilizado como ponto de comunicação com outras regiões.
A chegada de famílias da Ilha dos Açores – Que, na época, estava muito povoada - contribuiu ainda mais para o povoamento da capital gaúcha. Após, passou a chamar-se Porto dos Casais, em virtude da chegada de 60 casais açorianos que aqui se estabeleceram.

Em 14 de novembro de 1822, Dom Pedro I deu à vila o título de cidade. Durante o século 19, incentivos governamentais atraíram imigrantes de várias partes do mundo – a maioria europeus - , principalmente alemães, italianos, portugueses, espanhóis, poloneses, japoneses e açorianos.
A multiplicidade de pessoas de todas as etnias e diferentes origens fizeram au
mentar ainda mais o brilho da capital. Palco de tantos combates e derramamento de sangue, Porto Alegre ainda resiste com bravura neste solo do Rio Grande do Sul. Sua população é guerreira, brava e forte: qualidades de uma cultura que nunca se acabará!
Parabéns Porto Alegre! O teu passado de 237 anos nos orgulha, por isso lutaremos por ti sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário