sábado, 28 de março de 2009

Retorno à Pré-história.

Todos sabemos que, desde os primórdios, esperar sempre fez parte da nossa vida. Os homens pré-históricos, por exemplo, esperavam por dias para obter uma caça produtiva ou para conseguir um lugar tranquilo para habitar. Mas os tempos mudaram, e muito. Hoje em dia é possível eliminar muito da perda de tempo que se tem para que a vida siga de maneira mais produtiva e rápida. Nesse aspecto, a tecnologia - cada vez mais avançada - consegue contribuir de maneira significativa com a sociedade. Mas alguns setores da mesma ainda não conseguiram se adaptar a esta evolução. Poderia citar aqui o caso dos bancos, por exemplo: leis foram colocadas para evitar longas filas e para que o atendimento fosse rápido. A pergunta: será que adiantou? Claro que não, ainda existem diversas filas nos múltiplos bancos espalhados pela cidade. Mas por quê? Ora, basta ver pela mídia que - não raramente - aparecem notícias sobre os lucros dos bancos (...os maiores nos últimos tempos...). Parece claro, e não precisa ser nenhum especialista na área para saber, que os lucros aumentam conforme se diminui em investimento em serviços. Ou seja, se os bancos contratassem mais funcionários com certeza não haveria fila nenhuma e os lucros diminuiriam muito pouco em relação aos já obtidos ao longo da história - satisfação a gregos e troianos.
Assim também - e era aqui que eu queria chegar - funciona com as empresas de transporte coletivo. É impressionante que quanto mais se paga pela passagem - um roubo de 4,60 (pois quem vai precisa voltar) - mais se espera no sol das duas ou das três por um ônibus que quase não chega! Mas por quê? Pelo que eu afirmei antes, a questão do lucro. Mas o cartão tri? Ora, pra que fazer o pobre cobrador trabalhar? Precisam de desculpas para não aumentar gastos com futuras contratações e aumentar os lucros. Ou será que os seguidos aumentos das passagens - que ocorrem todos os anos - são revertidos em serviços?
Por fim, penso que um dia a busca desenfreada pelo lucro acabará com a tecnologia. Ao contrário do que pensava o grande MARX - que tinha a esperança do fim do Capitalismo algum dia. Quando isto acontecer, perceberemos com muito mais facilidades que aquele homem pré-histórico ainda está entre nós e perceberemos - também - que na verdade não evoluimos em nada nesta vida.

Hasta la vista!Amigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário