domingo, 13 de dezembro de 2009

A linguagem e os rumos que devemos seguir .

Uma das maiores conquistas que a humanidade já presenciou foi a da linguagem ?
Através dela , foi possível uma maior união entre os integrantes de um mesmo grupo social . Com o passar do tempo , a linguagem possibilitou a comunicação entre diferentes sociedades . Talvez aí esteja o grande alicerce da evolução universal a qual vivemos em nosso problemático cotidiano .
Embora não pareça uma questão tão relevante , a linguagem é – sim - a maior conquista do homem . É através dela que o homem ordena e obedece ; é através dela que o homem magoa e deixa magoar – se ; é através dela que surge a guerra e os conflitos sociais ; enfim , é a partir dela que a vida acontece .
Neste sentido , pode – se destacar o uso da linguagem como uma forte arma de cunho político . Ou seja , os “homens do poder” , usam e dominam a linguagem como ninguém . Através de seus discursos - claros e precisos ; porém , na maioria das vezes , mentirosos - conquistam um grande eleitorado . Dessa maneira , podemos citar um exemplo de discurso onde a linguagem foi um fator determinante para que o povo se manifestasse em favor de um político : o presidente Lula , em mais um de seus tradicionais – e engraçados – discursos “disse” que o Brasil estava na merda . Magnífico , exemplar o termo utilizado ! Merda !
Ora , para quem “governa” para as classes emergentes , onde o uso deste tipo de termo é mais do que adequado , é ponto conquistado na certa . Aumenta – se , desta forma , o índice de aprovação do presidente frente à população ! Nada melhor para quem tem pretensões políticas no próximo ano , eleitoral . Ou seja , cada discurso – uso da linguagem adequada – colocado em seu devido lugar na sociedade é um fator de sucesso . No entanto , como sabemos , o sucesso de uns tem como principal conseqüência o insucesso de outros . No caso do exemplo citado , a oposição política .
Enfim , a linguagem – como forma de expressão – clara e objetiva é quem guia a sociedade e , acima de tudo , é quem determina os rumos os quais devemos seguir . Estejamos em qualquer lugar ; até mesmo , na merda !

Nenhum comentário:

Postar um comentário