sábado, 18 de maio de 2019

Diógines e Pedro

     Não sei como iniciar um texto falando da vida de alguém ou tecendo fofocas acerca de qualquer pessoa que seja. Mas Diógines é um cara diferente, malando e dotado daquela boa pinta que cada brasileiro carrega em seu estilo! Trata - se de um jovem advogado que conheci há cerca de alguns anos, na sucateada cidade de Porto Alegre. 
     O caro leitor pode imaginar o bairro Cidade Baixa, localizado na região central da capital dos gaúchos, com os seus bares e seus populares habitantes! Geralmente gente da noite! Gente que faz das baladas a sua principal forma de sobrevivência. Mas também um reduto de pessoas que ainda trocam palavras com propriedade e que também paqueram com grande qualidade. 
      Pois que, em desses redutos boêmios da cidade, conheci o Diógines. 
      Era uma noite fria de inverno e as pessoas se encolhiam por entre suas imensas vestimentas para fugir da noite que gelava os "pelegos" na cidade. Ao entrar em uma das casas da redondeza, não reparei que havia um degrau que direcionava às mesas. Nesse contexto, acabei perdendo o tempo certo, quando tropecei no degrau e acabei trombando com dois homens que bebiam cerveja escorados em um balcão, onde eram atendidos por uma linda mulher chamada Samanta. 
      No momento em que arrumava o corpo para pedir desculpas um dos homens saiu na frente e segurou meu braço:
      _ Aceitamos desculpas contanto que a próxima proza seja sua!
      A única reação que tive no momento foi sinalizar positivamente e aceitar a proposta. Então já me acomodei ao lado dos rapazes enquanto Samanta se aproximou e ofereceu alguma bebida! Sem titubear, pedi uma cerveja.
      Nesse momento, o homem que havia puxado o meu braço apertou fortemente a minha mão direita:
      _ Meu nome é Diógines e esse é meu companheiro e chama - se Pedro!
      _ Muito prazer senhores, me perdoem pelo ocorrido, aconteceu por um momento de distração. Acabei me atendo à beleza da moça e acabei não prestando a devida atenção na estrutura da casa.
      Como prometido, a minha proza seria a moeda de troca para desculpa então iniciei falando de Samanta. No meu distraído e, ao mesmo tempo, malicioso pensamento imaginei que os dois homens estariam dispostos e falarem de mulher. Pois que, de tão ingênuo acabei não percebendo que Diógines e Pedro eram namorados.
      É claro que ambos resolveram trocar rapidamente de assunto. Pra minha surpresa, desataram a falar de política. A bola da vez era a afirmativa que o presidente Jair Bolsonaro havia feito e dizia que o Brasil já investe muito em educação. Ainda que tal afirmação resultasse em um intenso debate social, ambos davam razão ao presidente.
      Então questionei os rapazes sobre o baixo desempenho dos estudantes, sobre o sucateamento de escolas públicas e sobre o miserável salário que um professor recebe no Brasil. Ora, se o país investe tanto, haveria alguma forma de melhorar esses índices, uma vez que existiria um orçamento razoável para tanto. 
      Ambos não souberam responder e apenas reproduziram a fala do presidente. Diógines e Pedro defenderam a posição presidencial com toda a força, mesmo sem trazer qualquer argumento em favor de suas posições. Então resolvi que o assunto estava encerrado, afinal de contas, não se discute e debate com as paredes.
      Enfim, aproximava - se das 4 horas da manhã quando os rapazes se despediram:
      _ Foi um prazer enorme! Afirmou Diógines, com grande sorriso no rosto.
      Com o semblante sério e a voz rouca, foi a vez de Pedro:
      _ Estude menos questões ideológicas e acredite mais no presidente! 
      Ambos viraram as costas e, discretamente, abanaram para Samanta, que balançava a cabeça de um lado pra outro, em uma atitude de reprovação em relação aos dois jovens rapazes que acabavam de deixar o local.
      Nesse momento pedi mais uma cerveja, então tive a oportunidade de conhecer a jovem atendente que dedicara grande parte de sua vida a trabalhar à noite para sustentar e educar as suas duas filhas durante o dia. Então perguntei à Samanta sobre Dógines e Pedro. Sem titubear:
      _ O primeiro acabou de se formar em Direito na Federal e vai herdar o escritório de Advocacia de seu pai. Pedro acabara de passar para a faculdade de medicina e ganhou um presentinho, venha comigo que vou lhe mostrar!
      Samanta me conduziu até a porta do estabelecimento:
      _ Ta vendo aquele carro importado ali? Pertence ao meu patrão e o Pedro ganhou um igualzinho como presente por ter passado no vestibular!
      Nada de novo, permaneci mais alguns minutos e fui para casa...meditando...
      _"Essa elite"!
      
            
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário