segunda-feira, 20 de abril de 2020

Ataques à democracia e o fim do governo Bolsonaro


Ataques à democracia e o fim do governo Bolsonaro.

Os recentes episódios ocorridos no país evidenciam um fato de extrema relevância para qualquer cidadão brasileiro: o governo Bolsonaro chega ao seu fim. Neste contexto, encaminha – se para o final sem um grande projeto de reconstrução para o Brasil. Sem um plano efetivo de combate à corrupção, assunto que teve importância fundamental para eleger o atual mandatário. O “mito” termina seu governo subindo em um carro e tentando discursar entre sequências de tosse seguidas de mãos sobre o rosto, com fortes possibilidades de estar carregando consigo o Coronavírus, uma vez que, até hoje, negou – se a mostrar os resultados dos seus exames, ainda que vários integrantes de sua comitiva testassem positivos para o novo vírus.
Entre os recentes fatos, está a falta de apoio político para tocar o barco. Os recentes embates entre o presidente e os chefes das duas casas legislativas enfraqueceram o executivo. Esse fracasso aumentou ainda mais após a demissão de Luiz Henrique Mandetta, ex – ministro da saúde que vinha fazendo um grande trabalho frente ao combate da pandemia dentro do Brasil.
Neste contexto, outra posição inaceitável de Bolsonaro é contrariar as recomendações que resultam de estudos de profissionais ligados á área da saúde. Assim, assumindo uma postura irresponsável, o chefe do executivo promove entrevistas com seus doutrinados; incita a população a sair às ruas e a acabar com o isolamento social. Pra isso, expõe a sua própria figura como exemplar ao participar de atos políticos para enaltecer sua postura egocêntrica, causando aglomerações desnecessárias e colocando em riscos os seus próprios seguidores e toda a população.
Por outro lado, ainda que no dia de hoje, o presidente tenha dito que liberdade e democracia estão acima de tudo, incitar meia dúzia de saudosistas da tirania e apoiadores que carregavam faixas pedindo o fim do Congresso Nacional , do STF, exaltando por intervenção militar ou por um novo AI-5 no dia de ontem foi, talvez, o último golpe contra o seu próprio governo. Assim, parece esfacelar – se qualquer possibilidade que Bolsonaro possa ter para continuar com o seu governo. Após sua participação em atos antidemocráticos ontem, as reações foram imediatas de diversos setores da sociedade, inclusive de outrora apoiadores do presidente.
Ontem foi um dia complicado para a democracia que conquistamos a custos de muitas mortes e de muito sangue derramado. Os saudosistas defensores da tortura e da censura foram para frente dos quartéis exigir um novo AI – 5 e para promover a violência e a baderna em diversas partes do Brasil. Em Porto Alegre, uma mulher foi violentamente atingida por socos e chutes por marginais que se julgam patriotas, mas não passam de criminosos que burlam a própria lei maior de sua pátria através da violência e incitação a posturas marginais.
Por fim, o governo Bolsonaro termina não apenas pelas suas mãos, por sua ineficiência e sua irresponsabilidade, mas também por causa de bandidos que vestem ver e amarelo nas ruas nobres da cidade disseminando a discórdia. Por criminosos que usam a face do patriotismo para praticar a violência e promover o fim das instituições democráticas, como o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.
 É triste, mas vivemos tempos difíceis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário