quinta-feira, 27 de julho de 2023

O Grêmio é freguês do Flamengo.

     O Grêmio é freguês do Flamengo.

     Não sabemos o que pode ocorrer na partida de volta a ser realizada no templo futebolístico do Maracanã, no dia 16 de Agosto. Por trata-se do Grêmio, que tanto já utilizou de sua famosa imortalidade para superar diversas adversidades, tudo é possível. No entanto, com os dois gols que levou ontem, a situação ficou bem complicada. Nesse contexto, duas coisas restaram bem claras após o apito final da partida de ontem à noite: a) O Grêmio é, sim, freguês do Flamengo; e, b) Nos últimos tempos, o tricolor gaúcho tem se “apequenado” frente o rubro-negro carioca.   

     Não há como confrontar os números: nos últimos anos, desde 2018, o Grêmio tem colecionando sucessivos fracassos jogando contra o Flamengo, seja na Arena, seja em qualquer lugar deste Brasil. Pare se ter uma noção, a última vitória por dois gols de diferença em favor do tricolor gaúcho sobre o Flamengo foi em Agosto de 2018. Ou seja, há quase 5 anos isso não acontece. Se mudarmos o foco e analisar por local da partida, destes tempo pra cá, foi apenas uma vitória do Grêmio dentro da casa rival, e por 1 a 0. É muito pouco para um clube com a história do Grêmio, que não leva sua imortalidade por acaso.

     Isso nos leva a confirmar que, pelo menos nos confrontos dos últimos anos, o Grêmio tem sido freguês do Flamengo! Isso é inquestionável. No entanto, tudo é possível em futebol e no dia que os torcedores não acreditarem mais em seus clubes decretar-se-há o fim do futebol. Quem sabe após cinco anos o time de Renato consegue fazer dois gols e não levar nenhum, no Maracanã, e realizar a façanha de levar a partida aos penais? Que tal meter 3 gols e passar direto às finais da copa? Sonhar não custa nada! 

     Como torcedores, sempre estaremos apoiando; afinal, já superamos obstáculos piores! 

     Outro comentário a ser trazido aqui: o Grêmio tem se tornado um time pequeno perto do Flamengo nos recentes enfrentamentos. A impressão é que o time joga com medo e sob forte tensão; não consegue manter a bola consigo, se desconcentra no momento da marcação, e sem forças para atacar, isso quando não erra finalizações a acaba punido pela bola! Um exemplo disso foi a expulsão completamente irresponsável do tão idolatrado W. Kannemann, aos 59 minutos de jogo, ontem! 

     A postura do zagueiro refletiu o time em campo, tenso, com pouco desempenho em termos de criação ofensiva e fortemente envolvido pelo qualificadíssimo time do Flamengo. Só para lembrar, não fosse aquele penal perdido pelo Gabigol, com todo o mérito para a defesa de Gabriel Grando, o tricolor poderia mandar uma equipe alternativa ao Rio de Janeiro para fazer turismo em Agosto.

     Enfim, o Grêmio precisa ter postura contra o rubro-negro carioca. É hora de entender que futebol é 11 contra 11, não é vídeo-game! Parece que o tricolor enxerga um Real Madrid ou algo do tipo quando entra em campo para esses embates. A impressão que se tem é que nada funciona; o time não consegue se concentrar na marcação e na criação, e o abalo dos atletas se externaliza da forma como aconteceu ontem na figura do zagueiro expulso. 

     Temos condições de reverter a partida de volta? Com certeza que sim, a história nem tão recente, não nos permite deixar de sonhar! Afinal de contas, somos imortais e se todos os atletas, com a forte vibração positiva da nação gremista, fizerem essa leitura com certeza poderemos atrapalhar as pretensões do agitado técnico Jorge Sampaoli de seguir às finais da Copa do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário